SEJAM BEM-VINDOS

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

COM QUE OLHOS VOCÊ VÊ?

Introdução
Quando um problema é resolvido, sempre aparece outro problema.
Os problemas sugam nossas forças e energias, tiram o bom humor, afetam nosso corpo, trazem angústia para a nossa Alma.
A lição que podemos tirar da vida dos discípulos no caminho de Emaús é que não deveríamos focar nossa visão nos problemas!

O Problema
Depois da ressurreição de Jesus, Ele entra em contato com seus discípulos. Nesse texto temos dois discípulos que não são conhecidos. Apenas é apresentado pra nós o nome de um discípulo que se chama Cleopas.

Esses dois discípulos estavam tristes, sem entender o que havia acontecido, estavam indo para uma aldeia quando se encontram com um viajante.

O povo judeu acreditava que o messias fosse libertar a nação do império romano, esperavam que o messias fosse ser o grande líder fazendo de Israel o povo mais poderoso entre as nações.
Jesus deixou todo mundo frustrado, ficaram decepcionados.
Jesus não era como um general romano, mas era um homem de paz, disposto a servir a qualquer um. Ao invés de general, Jesus era um pastor de ovelhas que se importa com os pobres, amava sem julgar, e para os desesperançados dava sempre uma nova chance.

Jesus é diferente de um general, Jesus anda com pessoas simples, e mesmo sabendo os pecados deles os ama.
Os generais matavam pra ganhar as guerras, Jesus entrega sua própria vida para nos dá a vitória.
Todos esperavam um guerreiro.

Jesus ia libertar o povo de Israel de uma forma diferente:
Quem quer ser o primeiro seja o último.
Quem quer ser líder que seja servo.
Quem quer ser o maior seja o menor.
Se alguém fizer você andar uma milha, ande com ele duas.

Os romanos ganhavam guerras, Jesus ganhava vidas, conquistava corações.
Os discípulos pensavam de uma forma lógica: Como alguém que fazia os cegos enxergarem, mortos ressuscitar, alguém que tinha tanto poder não poderia assumir o poder?

Jesus morreu, os planos dos discípulos ficaram frustrados, para eles não existia mais horizonte, eles estavam se sentindo derrotados.
V.15 diz: "Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido.
Enquanto conversavam e discutiam...".

Não deu certo, era o que todos estavam pensando.
Quando estamos preocupados com nossos problemas, sempre fixamos nossos olhos neles; conversamos com alguém a respeito deles, e parece que ficamos numa roda sem soluções, ficando assim cada vez mais frustrados.

VAMOS VER O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM SÓ OLHA PARA OS PROBLEMAS.

Quando olhamos para nossos problemas, veja o que acontece...
1- Perdemos a consciência da presença de Jesus (vs. 15-16).
Estes versos dizem: "Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem...".

Muitas vezes achamos que Jesus não está perto de nós.
Você já se sentiu assim?
Tudo dá errado, você está fazendo o seu melhor, as pessoas não concordam com o que fazemos, falam de nossas decisões. Parece que Jesus não está perto de nós.

Nós nos apegamos a tantas coisas absurdas, e esquecemos de nos apegar a uma linda promessa que Jesus nos fez: “Estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
Jesus está conosco, venha o que vier, mesmo quando o nosso trabalho não for reconhecido, mesmo quando tudo pareça que está dando errado. Ele está conosco!

Quando olhamos demais para os problemas.
2- Perdemos a alegria (v.17)
Aqui diz: "Eles pararam, com um jeito triste"...

Quando achamos que Jesus não está por perto para nos ajudar perdemos a alegria.
Nosso rosto se abate, a tristeza entra em cena.
Como é ruim nos sentirmos sozinhos, nos sentirmos abandonados, não sermos amados. Todos nós precisamos da companhia de alguém. O próprio Jesus quando estava para se entregar a morte disse: Minha alma está angustiada até a morte, e diz para a seus discípulos: Fiquem comigo, orem comigo.

Se estamos nos sentindo sem amigos, sem pessoas para nos oferecer o ombro, já não nos sentimos bem, imagine sentir-se sem a presença de Jesus, isso que é um inferno.
Os discípulos só falavam de morte, morte, morte, quando viram Jesus sendo julgado de forma absurda, injusta, hipócrita. Os discípulos estavam vendo o sonho deles indo embora, toda a expectativa deles estava indo embora.Perderam a alegria!

Quando olhamos demais para os problemas...
3- Perdemos a sensibilidade no ouvir os testemunhos (vs 22-24)
"Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus."

Outras pessoas falaram sobre a ressurreição, mas eles não acreditaram.
Muitas pessoas tem contado bênçãos que Jesus realizou, e existe pessoas que não acreditam.

Existem muitas histórias que é difícil mesmo de acreditar, podemos até não acreditar, mas tenhamos a certeza que Deus tem poder pra fazer o que Ele quiser.

Quando você olha demais para seus problemas
4- Você perde o entusiasmo pela Palavra (vs 25-27)
"Então Jesus lhes disse: -Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas".

Era o próprio Jesus que estava falando, mas naquele momento, eles não o reconheciam. Jesus falou sobre tudo o que a Palavra dizia sobre Ele, mas eles não o reconheceram.

O que agente escuta são as seguintes frases:
São tantos problemas que não temos mais tempo de ler a Bíblia.
Hoje está muito corre-corre, não dá tempo nem de ir para a Igreja direito.
Como se a leitura da Bíblia fosse perda de tempo. Agente passa um tempão fazendo tantas outras coisas, quando escutamos alguém dando uma palavra boa, agente percebe que a pessoa estudou, pesquisou, ficamos de boca aberta dizendo: Eu queria saber da Bíblia como esse cara.
É só ler.

Jesus pergunta qual é a última notícia e eles respondem: Voce não sabe? Um profeta poderoso em palavras e obras diante de Deus e de todo o povo. Pois é, acabaram com ele, e esperávamos que ele fosse redimir a Israel e já se faz três dias depois de tudo que aconteceu.

Muitas vezes somos derrotados pelas nossas próprias perspectivas. Esperamos que algo aconteça do nosso jeito, e nem sempre é assim. Se as coisas acontecessem sempre do nosso jeito seria horrível, porque nós achamos que sabemos o que é melhor pra nós, Deus tem certeza o que é melhor pra nós.

Os olhos desses discípulos estavam fechados porque estavam com os olhos fitos na destruição, no julgamento, na crucificação. Nossos olhos devem estar voltados para a ressurreição.

A última noticia não é a morte de um profeta, é a ressurreição de Jesus o filho de Deus. É que nós temos esperança, nós não teremos, nós já temos esperança.


 Amém que Deus abençoe a todos


                                                                 Com carinho Pastora Edilene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postem seus comentários