SEJAM BEM-VINDOS

terça-feira, 14 de dezembro de 2010




O CORAÇÃO

                           
PV 4;23 "Sobre tudo que se deve guardar,guarda o teu coração,porque dele procedem as saídas da vida"

     Definição de coração
  O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana.A Bíblia no entanto,refere-se ao coração como esse centro;"dele procedem as saídas da vida"( Pv 4.23;Lc 6.45).Bíblicamente,o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto,emoção e volição(Mc 7.20-23)(vontade,intenção)
   (1)- O coração é o centro do intelecto.
   As pessoas sabem as coisas em seus corações( Dt 8.5 Sabe,pois,no teu coração,que,como um homem disciplina a seu filho,assim te disciplina o Senhor,teu Deus), oram no coração(I Sm 1.13.),meditam no coração ( Sl 19.14),escondem a palavra de Deus no coração(Sl 119,11),maquinam males no coração(Sl 140.2),guardam as palavras da sabedoria no  coração(Pv 4.21),pensam no coração(Mc 2.8),duvidam no coração(Mc 11.23),conferem as coisas no coração(Lc 2.19),Crêem no coração(Rm 10.9),e cantam no coração(Ef 5.19).Todas essas 
ações do coração são,primordialmente fatos a envolver a mente.

 (2)- O CORAÇÃO É O CENTRO DAS EMOÇÕES

  A Bíblia fala do coração alegre(Êx 4.14; Pv 15.13;17.22).O coração amoroso(Dt 6.5)do coração medroso(Js 5.1),do coração corajoso(Sl 27.14), do coração arrependido(Sl 51.17),do coração ansioso( Pv 12.25),coração irado(Pv 19.3),coração avivado(Is 57.15),coração angustiado(Jr 4.19;Rm 9.2),do coração gozoso(Jr 
15.16),coração pesaroso((Lm 2.18),coração humilde(Mt 11.29),do coração ardente pela palavra de Deus(Lc 24.32) e do coração perturbado( jo 14.1).Todas essas atitudes do coração são,antes de tudo de natureza emocional.
 (3)- POR FIM,O CORAÇÃO É O CENTRO DA VONTADE HUMANA.
   Lemos nas Escrituras a respeito do coração endurecido,que se recusa a fazer a vontade de Deus(mc 8.17),o coração submisso a Deus,(Js 24.23),do coração que decide fazer algo para Deus(II Cro 6.7),o coração que se dedica a buscar o Senhor( I Cro 22.19),do coração que deseja receber as bençãos do Senhor(Sl 21.1-3)do coração inclinado aos estatutos de Deus(Sl 119.36),e do coração que deseja fazer algo pelos outros(Rm 10.1).Todas essas atitudes ocorrem na vontade humana

PARTE ll

    Vimos que Deus se refere ao intelecto- como o coração(ou seja, vontade,intenção).
  Que o coração é o centro do intelecto.
     As ações do coração são:
  sabem das cousas,oram no coração,meditam no coração,escondem a palavra de Deus o coração,maquinam males no coração,guardam as palavras de sabedoria no coração,pensam no coração,duvidam no coração,conferem as cousas no coração e cantam no coração.
    As emoções do coração
 O coração se alegra,o coração amoroso,o coração medroso,coração corajoso,coração arrependido,ansioso,irado,avivado,abatido,o coração angustiado e dor(Jr 4.19;Rm 9.2),coração humilde (Mt 11.29),coração aquebrantado(abatido,simples,humilde,puro) (Sl 51.17;Sl 34.18) coração contrito,aquebrantado e contrito são a mesma coisa(Is57.15),
coração perturbado( João 14.1)ardente pela palavra de Deus (Lc 24.32),essas atitudes são de natureza emocional.
  
    O coração é centro da vontade humana
 O coração endurecido,do coração submisso a Deus,do coraçõa que decide fazer algo para Deus,do coração que se dedica a busacar ao Senhor,do coração que deseja receber as bençãos do Senhor,do coraçãos inclinado aos estatutos de Deus, e do coração que deseja fazer algo pelos outros.Todas essas atividades ocorrem na vontade humana.
    Vamos falar do coração endurecido (Mc 8.17;Êx 4.21).Um coração entregue ao pecado,
à sua própria vontade,corre um grave risco de se tornar endurecido.Quem se recusa constantemente a ouvir a voz de Deus(ou seja a sua palavra),verá que Deus endurecerá 
seu coração de tal modo que se tornará um coração insensível para com a palavra de Deus e os apelos do Espírito Santo,(Êx 7.3;II Cor 3.14;Hebreus 3.8 a 15).Faráo foi o maior exemplo disso.
     O CORAÇÃO DISTANTE DE DEUS

 Quando Adão e Eva deram ouvidos à tentação da serpente (o diabo),para comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal,sua decisão afetou horrivelmente o coração humano,o qual ficou repleto de maldade(Gn 6.5;8.21).
    Jeremias diz algo muito forte sobre o coração."Enganoso é o coração,mais do que todas as cousas,e desesperadamente corrupto,quem o conhecerá?"(Je 17.9)Corrupto é 
corrompido,depravado,descarado,despudorado,desregrado,dissoluto,imoral,indecoroso,
pervertido,safado,sórdido,velhaco.
 Somente Deus conhece ( Sl 44.21:Je 17.10).Jesus confirma as palavra de Jeremias que o que contamina uma pessoa diante de Deus não é o decumprimento de uma lei cerimonial,mais, sim, á obediência as  inclinações malignas alojadas no coração,tais 
como (Mc 7.21.22).
semana que vem continuamos

3 comentários:

  1. passando aqui para deixar um post-cartão criei para os amigos do blog
    acesse o link
    abç.

    http://sulamacedo.blogspot.com/2010/12/boas-festas.html

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!

    O nosso coração(espírito), necessita ser alimentado todos os dias pela Palavra de Deus.
    Só em Cristo encontramos os ensinamentos para uma vida vitoriosa!
    Já estou te seguindo, se possível gostaria que divulgasse o meu blog no seu espaço.

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Ósculo Santo!

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  3. Era tudo q eu precisa ouvir, obrigada.

    ResponderExcluir

Postem seus comentários